Será que a sua casa aguenta o tranco?

Nos últimos anos a tecnologia vem se desenvolvendo rapidamente, fazendo com que compremos cada vez mais equipamentos eletrônicos de “última geração”, para equipar nossas casas. Mas, será que nossa casa está apta a receber toda essa carga de energia?

As estatísticas não mentem!

De acordo com os dados divulgados no Anuário Estatístico da Abracopel, em cinco anos, os incêndios gerados por sobrecarga pularam de 295 para 537, isso significa um aumento de 80%. Já, as mortes, saltaram de 20 para 61, um aumento de 205%. As causas estão diretamente ligadas ao aumento de carga nas residências e a não reforma da instalação elétrica.

O que podemos tirar de conclusão? Que os equipamentos elétricos estão cada vez mais atualizados, porém as instalações elétricas não! As estruturas elétricas, principalmente em residências mais antigas, não estão preparadas para suportar essa nova demanda de equipamentos eletrônicos. As queimas de fusíveis ou desarme de disjuntores são sinais claros de que há um problema com as instalações elétricas. | veja: Você acha que está seguro dentro de casa?|

Sobrecarga – Outros agravantes

As sobrecargas não acontecem somente pelo aumento da quantidade de equipamentos eletrônicos na residência, elas também ocorrem pela utilização inadequada de Ts, benjamins ou extensões que podem triplicar a corrente de energia em uma única tomada.

Lembre-se que para efetuar qualquer alteração ou atualização em sua instalação elétrica, é de suma importância a contratação de um profissional qualificado para executar qualquer tipo de serviço elétrico. É válido ressaltar que sem o conhecimento técnico, em caso de sobrecargas, as pessoas podem trocar somente os disjuntores ou o fusível, fazendo com que a instalação continue recebendo uma quantidade de energia elétrica além do previsto. Desta forma, há um maior risco de incêndios.

Projetos elétricos

Quando for atualizar sua instalação elétrica, procedimento que deve ser executado a cada 5 anos, é importante que um profissional especializado elabores um projeto elétrico com as dimensões corretas para que problemas de sobrecargas, curtos-circuitos e incêndios não ocorram.

Ter conhecimento é importante.

Sabemos que, muitas vezes, é difícil conseguir utilizar um equipamento elétrico em cada tomada, por isso a reforma na instalação elétrica é tão importante.

Para que essa atualização seja feita da maneira correta, é importante contratar um profissional qualificado e habilitado (encontre aqui seu eletricista), pois desta forma, você terá a certeza que nenhum problema ocorrerá em sua instalação elétrica. |veja também: dicas e informações sobre a eletricidade.|

Nossa missão é levar a conscientização para os quatro cantos do país, fazendo com que as pessoas tenham consciência que uma pequena atitude impensada, como ligar 3 equipamentos em um único benjamim, pode ser fatal para a vida e para o patrimônio.

Siga a @abracopel nas redes sociais e fique por dentro de todos os dados sobre instalações elétricas, palestras e dicas sobre segurança com eletricidade.

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também