Medição, conservação e retorno financeiro.

Uma instalação elétrica industrial ou comercial é parte do ativo de uma empresa, responsável pelo resultado econômico que seus proprietários obterão ao longo da vida útil deste empreendimento.

Manter as instalações elétricas seguras e eficientes além de  um imperativo técnico também é um ótimo investimento, porque reduz os gastos com energia e prolonga a vida útil de máquinas e equipamentos.

Conservação é essencial

Instalações elétricas sofrem desgastes ao longo do tempo, devido aos esforços mecânicos, variações de temperatura, efeitos químicos, etc. Uma instalação elétrica que não é corretamente conservada irá cobrar de seus proprietários um preço maior do que aquele que seria gasto com a sua manutenção. Além dos custos para reparar a instalação, as perdas com a interrupção da energia elétrica poderão ser muito altas, fazendo com que a empresa chegue a perder bons negócios.

Para que a manutenção seja eficiente, é necessário que a instalação elétrica seja conhecida, tal qual um corpo humano, através de medições periódicas que indiquem alterações nas grandezas elétricas, tensão, corrente, impedância, por exemplo. Medir é conhecer e a informação é a energia que move a moderna economia.

A termografia permite verificar desgastes nos equipamentos.
A termografia permite verificar desgastes nos equipamentos. Imagem: https://www.fluke.com/pt-br

A utilização dos instrumentos adequados.

Para que as inspeções sejam feitas com precisão e eficiência é necessário a utilização de  instrumentos adequados para cada tipo de medição. Multímetros, analisadores de qualidade de energia, osciloscópios e outros instrumentos devem ter as características adequadas para o tipo de medição que se deseja fazer.  Um amperímetro, por exemplo, utilizado no campo deverá ter características diferentes daquele utilizado em uma bancada. Um fabricante de instrumentos deve indicar aos seus clientes qual os limites de cada equipamento e o que é possível obter com a sua utilização.

A qualidade de um instrumento é fundamental para os trabalhos de manutenção.
Imagem: https://www.fluke.com/pt-br

Para a Abracopel um bom profissional utiliza as ferramentas e instrumentos adequados para cada atividade que realiza.

O Blog da Tecnologia é uma iniciativa da Abracopel para valorização das empresas que apoiam as suas ações para a redução dos acidentes causados pela eletricidade. Esta edição do Blog contou com o apoio da Fluke.

Conheça mais sobre seus instrumentos em  https://www.fluke.com/pt-br

Siga-nos
0 Shares:
Veja Também